Visibilidade Trans: Entrevista com João W. Nery

Conheça a história do primeiro trans homem operado do Brasil no segundo vídeo da série de entrevistas sobre direitos trans produzida pela Ponte, na semana da visibilidade de transexuais e travestis

Por Leo Moreira Sá, especial para Ponte

O psicólogo João W. Neri tem 64 anos e é considerado o primeiro trans homem operado do Brasil. A cirurgia foi feita em 1977, durante a ditadura militar, 20 anos antes de ser legalizada. Por isso, João viveu 30 anos se escondendo, perdeu todo o seu passado, o currículo, o direito de exercer sua profissão. É atualmente um ativista importante na luta pelos direitos trans. “A sociedade tem que nos reconhecer, nos respeitar e abrir espaço para essa grande população que existe, que não é homem nem mulher. Temos o direito de ser quem somos. E nos fazer respeitar.”

A terceira edição da “Transvisão” – Semana da Visibilidade de Travestis, mulheres transexuais e homens trans, começou nesta segunda-feira, 26/1, com debates, filmes e atendimentos da Defensoria Pública. Neste ano, o tema será “Não me identifico por meu nome de nascimento, sou cidadã/cidadão como você, Lei de Identidade já”. Confira mais detalhes e a programação completa do Transvisão.

 

Ficha Técnica:

Reportagem: Leo Moreira Sá.

Fotografia e edição: Rafael Bonifácio.

Comentários

Comentários

Enviar um comentário